Alex Lopez - Gestor de Vendas na Arbor Networks
 
Tornou-se engenheiro de Telecomunicações pela Universidade de Barcelona. Depois de trabalhar vários anos com fornecedores de infraestrutura, como Alcatel, Nortel e Juniper, migrou sua actividade para área de segurança em 2012 para trabalhar para Arbor como Gerente de Vendas na região Ibérica e Palops.
 
 
___________________________________________________________________________________________________________
 

António Peixoto - Chefe de Departamento de Auditoria e Segurança de Informação do CNTI

 

António licenciou-se em Engenharia  Informática na  Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Angola e fez MBA em Gestão de Projectos pela BBS-Brasilian Business School. 

 

De 2006 a 2010 trabalhou na Movicel Telecomunicações, LDA, exercendo as funções de Coordenador da Equipa de Gestão do Centro de Dados e Administração de Sistemas e Serviços de Rede Windows, Linux e Bases de Dados SQL Server. De 2010 a 2014  trabalhou no CNTI, exercendo a função de Coordenador da Equipa de Planeamento e Serviços de Tecnologias de Informação. Desde Janeiro 2014  trabalha no CNTI, exercendo as funções de Chefe de Departamento de Auditoria e Segurança da Informação e Coordenador adjunto do projecto de implementação de uma infra-estrutura de chaves-públicas de Angola. 

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Daniela Santos - Cyber Security Project Trainee na ShadowSEC UK Limited

 

Dedicada ao estudo da área da segurança e defesa, a Daniela tem um minor em segurança internacional, licenciatura em sociologia e mestrado em políticas públicas, tendo a sua tese sido dedicada às políticas de cibersegurança. Tem também formação em crimes sexuais e profiling criminal.

 

Desde 2013 tem estado ligada à defesa, tendo trabalhado no Instituto Nacional da Defesa Nacional (Portugal). Atualmente está dedicada ao desenvolvimento de projetos nas áreas da cibersegurança, da ciberdefesa e do treino direcionado para forças policiais. 

__________________________________________________________________________________________________________________

 
Dimonekene Ditutala - Consultor do Centro Nacional de Tecnologia de Informação (CNTI)  e Gestor de Relacionamento com os Negócios na Sonangol 
 
Licenciou-se no Curso de  Engenharia  Electrónica e Telecomunicações na  Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto em 1983. Fez estudos de pós-Graduação em Portugal na Universidade de Aveiro e é Mestre em  Direcção Estratégica e Gestão da Inovação pela Universidade Carlos III de Madrid (Espanha). Trabalha desde 1978 em Tecnologias de Informação. Foi chefe do Departamento de Engenharia Electrotécnica da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho de 1986 até 1988. Leccionou, como docente universitário, na Universidade Agostinho Neto (Angola), Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal), Universidade Católica de Angola e no ISTEA de Angola.
 
É desde 2002 Consultor do Centro  Nacional de Tecnologias de Informação (CNTI) para o qual  coordenou com êxito o Projecto do Centro Nacional de Dados e está de momento a participar de um projecto de implementação de uma infra-estrutura de chaves públicas. É quadro Sénior da Sonangol onde já exerceu a função de Chefe do Gabinete de Apoio na Direcção de Tecnologias de Informação. Exerce neste momento a função de Gestor de Relacionamento com os Negócios.
 
Tem as certificações do ITIL Foundation v11 e COBIT 5. Está neste momento a preparar-se para o nível avançado do ITIL, tendo já conseguidos os certificados do ITIL CSI (Continual Service Improvement) e  ITIL SS (Service Strategy).  Já frequentou diversas formações de Gestão de Projectos e Segurança de Informação. É membro do ISACA no âmbito do qual tem as certificações de CISA (Auditor de Sistemas de Informação) e  CGEIT  (Certificação em Governança de TI).
 
_____________________________________________________________________________________________________________________________
 
Ferran Orsola - Gestor de Vendas na Arbor Networks
 
Tornou-se Engenheiro Telemática pela Universidade de Barcelona. Está focado toda a sua carreira profissional em empresas de segurança como Optenet, Huawei e Arbor. Engenheiro Atualmente de Vendas para Arbor na região Ibérica e Palops.
 
 
 
 
_____________________________________________________________________________________________________________________________
 
Francisco Nina Rente - CEO da Dognædis
 

CEO e sócio fundador da Dognædis; entre 2005 e 2010 foi coordenador e fundador do CERT-IPN; Mestrado em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra, onde é investigador desde 2003.

 
 
 
 
_____________________________________________________________________________________________________________________________
 

Gabriel Eduardo Cangueza – Analista de Negócio na ENSA

 

Licenciou-se em Engenharia Informática com especialização em Informática de Gestão pela Universidade Privada de Angola e cursa Pós-graduação em Governança de TI na Universidade Católica de Brasília. Atualmente é analista de Negócio na ENSA, Seguros de Angola. Anteriormente foi gestor de Projeto de Implementação do COBIT na Ensa – Processo Gestão de Conhecimento e Analista SAP Funcional (RH, MM, AA, FI, CO, TRM e RE).

 

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

Leivan de Carvalho – Técnico de Segurança e Certificação na EMIS, S.A.
 
Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Católica de Angola (UCAN), frequentou os cursos de Engenharia de Software e de Segurança de Informação no CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), de Segurança da Informação e Gestão de Riscos em Contexto pela Universidade de Washington (EaD) e os ISO/IEC 27001 e ISO/IEC 27005.
 
Fascinado pelo universo da Segurança em TI’s, tem orientado a sua trajectória profissional neste sentido. Desempenhou no CNTI (Centro Nacional das Tecnologias de Informação) as funções de Engenheiro de Software Especialista em Segurança, desenvolvendo, fiscalizando e homologando soluções de software para os órgãos do estado angolano; no papel de consultor em Engenharia de Software e Segurança pela Kalueki Soluções, integrou grupos de trabalhos com projectos dirigidos aos sectores da educação e da banca. Actualmente, exerce as funções de Técnico de Segurança e Certificação na EMIS, S.A. e, no quadro das relações com sua homóloga portuguesa SIBS, S.A., também esteve integrado no seu Gabinete de Segurança.
 
Desde 2012 é membro da Comunidade Angolana de Segurança e Tecnologias (CAST), contribuindo voluntariamente como palestrante, por considerar imperioso que a nação angolana não se deve manter alheia aos incidentes relacionados à Segurança Cibernética (Cybersecurity), Guerra Cibernética (Cyberwarfare), entre outros, que estão no topo do interesse da comunidade internacional.
_____________________________________________________________________________________________________________________________
 

Leonor Sottomayor – Sales Manager, EMEA na AnubisNetworks, a BitSight Company

 

Licenciada em Informática de Gestão pela Universidade Portucalense, e Pós-Graduada em Gestão de Vendas pela Porto Business School, desde sempre trabalhou na área dos sistemas de informação. Inicialmente, como gestora de projectos IT, passando pela área de formação na mesma área, evoluiu na sua actividade para um perfil de gestão de vendas em produtos de Segurança, nomeadamente, produtos AnubisNetworks.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Mandela Barros - Director Técnico / Gerente de Projectos na OMNIdata

 

Mandela Barros, tem mais de 10 anos de experiência em Telecomunicações e em Tecnologias de Informação, formado em Engenheira de Telecomunicações, na Universidade Regional de Blumenau (FURB) - Brasil, com MBA em Gestão de Projectos. Tem experiência internacional na operação de redes ópticas urbanas, hoje é Director Técnico na OMNIdata, onde trabalha para desenvolvimento de novas soluções de integração e criação de uma equipa coesa para responder a demanda do mercado.

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Patrick Mcilwee - CEO na ShadowSEC International
 

É “proctor” e Fellow do BCI (Business Continuity Institute) e possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de gestão de incidentes e continuidade de negócios, como referencia foi envolvido diretamente em respostas operacionais face a mais de 4.572 incidentes,  tendo operações no Reino Unido e no âmbito internacional como nos Estados Unidos, Rússia e o Japão.

 

A ampla experiência do Patrick inclui o conhecimento detalhado do standard  BS 25999 (Atual ISO22301), do qual prestou orientações e apoio em varias organizações multinacionais e para PME em vários sectores de mercado, incluindo: Autoridades responsáveis pela continuidade do negócio e segurança de aeroportos, Governos, Serviços de Saúde, Organizações Industriais, Autarquias, Empresas de transporte e Distribuição, Logística e Organizações, Empresas de Utilitários, Organizações Voluntárias, sem esquecer  Bancos e Reguladores Bancários.

 

Atualmente CEO da ShadowSEC Internacional.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Pedro Paz - Technical Manager na Vallantis INC

 

Pedro Paz é formado em Desenvolvimento de aplicações web em Tshwane pela Universidade de Tecnologia da Africa do Sul, e também em Gestão de Tecnologia pela UEL (Universidade do Leste de Londres). Atualmente, é Gerente Técnico da Integrated Solutions Angola e Vallantis, onde está implementando vários projetos de TI com relevância para um dos projetos mais inovadores implementados em Angola no Centro Nacional de Tecnologia da Informação (CNTI). Pedro Paz também tem sido um independente pesquisador em vários domínios, tais como virtualização, cloud computing, armazenamento de dados, Gestão de TI, Gestão de Projetos, Gestão do Conhecimento e Gestão de Empresas, tem sido reconhecido com convites para participar em diversos seminários / eventos no Reino Unido, Tailândia, África do Sul e, mais recentemente, no Japão, no evento anual da VMware juntamente com o CEO da VMware 'Pat Gelsinger.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Pedro Barreira Vieira - Central Africa and Islands ITS Sales Leader at IBM Central East West Africa
 
 

Licenciado em engenharia cívil de estruturas especiais e com mestrado em Gestão de Vendas e Marketing, Pedro tem trabalhado com a IBM desde 1999, tido crescido e desenvolvido a sua experiência internacional com a organização.

 

Como responsável da área de Serviços da IBM na África Central há mais de dois anos, Pedro Barreira Vieira tem vindo a assegurar a segurança e resiliência das infrastruturas tecnológicas em corporações posicionadas nas mais diversas indústrias.

_____________________________________________________________________________________________________________________________
 

Rafael Aranha - Diretor de Tecnologia de Informação na Progroup e Chief Information Officer na Hardsecure Angola

 

Director de Tecnologias de Informação da Progroup e Chief Information Security Officer da Hardsecure Angola. Mestre em Engenharia Electrotécnica e Telecomunicações e Pós-Graduado em Gestão de Sistemas de Informação, iniciou a sua carreira no Exército Português onde esteve envolvido em diversos projectos na área de Redes e Segurança Informática. Participou também na mesma vertente em projectos da NATO. Foi consultor de redes e segurança pela Hardsecure Portugal.


Tem diversas certificações das quais se destacam o cisco certified network professional e Comptia Security+.

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Ralf Braga - Diretor na ShadowSEC UK

 

Ralf Braga Sermatheu, luso-brasileiro também Diretor da ShadowSEC UK, com sede no Reino Unido e presenças em Portugal, Brasil e Angola. Auditor Líder e Implementador certificado pela BSI (British Standard Institute) em ISO 27001, Coordenador a 4 anos do ECSM (European Cyber Security Month), cooperando voluntariamente com a ENISA (European Union Agency for Network and Information Security), também membro do WG1 na área de Gestão de Risco. 

 

Organizador de diversas atividades de Awareness em 3 continentes, e desde 1998 na área de Tecnologia da Informação, na qual com alguma experiência em sistemas abertos baseados em padrões UNIX, como Linux, FreeBSD e OpenBSD), têm atuado em consultoria, treinamento, aplicação de palestras e workshops, em ambientes críticos de TIC, bem como operações de Segurança da Informação e também Segurança em Informática, Auditoria e Sistemas de Gestão de Segurança da Informação, fazendo uso de normas como a ISO27001, Continuidade de Negócio e Gestão de Riscos, Monitorização, Operações de Segurança e Awareness, nas áreas da Banca, Petróleo, Finanças, Seguradoras, Educação no Brasil, Europa e África. Recentemente qualificado pela NHS (National Health Service) no Reino Unido como SIRO (Sénior Information Risk Owner), FOIA (Freedom of Information Act) e DPA - Data Protection Act.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

Xavier Homs - Engenheiro de Sistemas Sénior de Segurança na Palo Alto 

 

Xavier Homs tem vindo a ajudar grandes empresas há mais de 20 anos a construir redes seguras e confiáveis. Já trabalhou para empresas como Nortel Networks, Juniper Networks, HP Networking e é atualmente Engenheiro de Sistemas Sénior de Segurança da Palo Alto Rede.
 
Xavier tem conhecimento profundo do ciclo de vida da Malware moderna e as técnicas utilizadas pelos cibercriminosos para tentar quebrar as defesas de segurança de rede. Suas habilidades técnicas incluem estratégias microssegmentação a nível Hypervisor, processo de negócio articulação com políticas de segurança de rede que utilizam aplicações de SDN e segmentação de rede de área ampla usando sobreposições VPN.
 
Atualmente o compromisso de fazer as melhores práticas de defesa da segurança cibernética disponível para grandes e médias empresas, ajudando-os a transformar suas redes e manter os cibercriminosos e ameaças persistentes longe de seus ativos críticos.